NOME
email

 

 

 


 

 

 
DIDI – O Gênio da Folha-Seca
Biografia de Didi
Péris Ribeiro

Isbn:9788560610198
Publicação: 2009
252 páginas
Brochura

 



O negro esguio, de gestos elegantes e andar empinado, caminha para o fundo das redes e pega a bola. Depois, coloca-a debaixo do braço e, determinado, diz para o resto do time:
– Acabou a sopa deles. Agora é a nossa vez. Vamos encher a caçapa desses gringos de gols!
Didi falou, estava falado! E a maior prova disso é que, 86 minutos depois, o placar do Estádio Rasunda, encravado no Vale de Solna, em Estocolmo, apontava em números imponentes, definitivos:
Brasil 5 x Suécia 2.
Ao apito final do juiz, o francês Maurice Guigue, o campo é invadido por uma legião de fãs que querem abraçar a “Enciclopédia” Nílton Santos. E, também, a Gilmar, Bellini, Zito, Djalma Santos, o desconcertante Mané Garrincha e o então menino Pelé. Só Didi é que procura se manter distante, aparentemente alheio à grande festa, como se já previsse aquele final feliz para o futebol brasileiro.
Cumprimentado pelo Rei Gustavo Adolfo, o genial camisa 8 ouve do monarca sueco elogios como os de “Oitava Maravilha do Mundo” e “Mr. Football”. Criador da infernal “Folha-Seca” – um chute mortal por ele executado, que fazia a bola ganhar uma trajetória imprevisível para o goleiro –, Didi ainda era capaz de lançamentos perfeitos, de mais de 40 metros. Ou de executar dribles desmoralizantes sobre qualquer adversário. Mas era como um perfeito maestro que se sentia, de longe, o poder do seu jogo.
Científico, soube como poucos, unir a arte refinada a um estilo eminentemente cerebral.
E foi por isso mesmo, certamente, que acabou consagrado como o “Craque Número 1” da primeira Copa ganha pelo Brasil.
Amigo, admirador e biógrafo de Didi, Péris Ribeiro nos dá, nesta segunda edição, exatamente isto: uma obra de amigo, admirador e biógrafo. Quer dizer, soma admiração de fã à amizade que lhe franqueou a intimidade com seu personagem para, dessa soma, chegar à biografia que Didi merece.

 

 

 
Editora: Gisela Zincone
Rua Major Rubens Vaz, 456
Rio de Janeiro, RJ 22470-070
Tel.: (0xx21)2533-2508
Fax.: (0xx21)2533-2508
gryphus@gryphus.com.br



Biografia
Ensaio
Espiritualidade
Esporte
FicÇÃo
infantil e juveniL
MÚsica
Outros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

home a editora catálogo novidades autores